Conteúdo
A ejaculação retardada é um dos problemas associada a saúde sexual e reprodutiva masculina pouco abordada ainda, infelizmente. Boa parte das pessoas aborda esse tema da maneira ideal.
O fato é que esse é um problema recorrente, mas há muitos tabus que inibem sua discussão de maneira saudável e qualitativa. Isso tanto é verdade que é comum que o assunto seja ignorado, principalmente pelos próprios homens.
Além disso, é importante destacar que alguns quadros podem ser mais ou até mesmo conhecidos, de uma maneira geral. Esse é o caso justamente da disfunção erétil e também da ejaculação precoce.
Há ainda outros quadros que podem ser considerados um enigmático ponto de interrogação – esse é o caso da chamada anejaculação. Outro ponto pertinente, e que merece destaque, consiste na confusão que muitas pessoas fazem.
Isso porque, comumente, há confusão entre a ejaculação e o orgasmo. Por isso, a busca por esse assunto e a percepção de que ele precisa ser abordado de maneira mais natural é algo tão relevante!
Como resultado, esse conteúdo terá como objetivo central sanar as principais dúvidas sobre a ejaculação retardada e temas correlatos.
O Que É Ejaculação Retardada?
Para começar, é fundamental entender a diferença entre a Ejaculação Retardada e a Ejaculação Precoce.
A Ejaculação Precoce consiste em que grande parte dos homens em uma situação de normalidade ejacula em um período que varia entre dois e quatro minutos.
Isso ocorre logo após a penetração e os movimentos pélvicos que são comuns ao ato sexual. Ou seja, o homem ejacula de maneira “incontrolável” e antes do momento desejado.
Essa é uma disfunção masculina que pode se manifestar de maneira mais recorrente durante a fase da adolescência. Entretanto, isso não quer dizer que homens adultos não possam ser acometidos pelo problema.
Aliás, em grande parte dos casos pode ser relacionada a fatores de caráter psicológico.
Isso inclui quadros de ansiedade, estresse e ainda um grande medo em acabar contraindo doenças sexualmente transmissíveis – e, mais uma série de outras possibilidades.
O oposto da ejaculação precoce é justamente a ejaculação retardada. De maneira geral, ela nada mais é do que uma evidente dificuldade (recorrente) de conseguir ejacular.
E, isso é algo que pode ocorrer mesmo diante de diversos fatores que podem ser considerados propícios para que a ejaculação aconteça – como a ereção peniana, por exemplo, bem como o desejo e estimulo sexual.
Segundo especialistas, o tempo médio para que a ejaculação de fato aconteça durante o ato sexual é de aproximadamente 5 minutos. Porém, é possível prolongar ou controlar de forma consciente esse tempo.
Se tratando da ejaculação retardada, esse evidente atraso não acaba ocorrendo de forma consciente. Ou seja, o homem tem a vontade de chegar ao orgasmo, mas simplesmente não consegue. O tempo desse “retardo” também pode variar de um caso para o outro.
Excesso de masturbação é uma das causas da ejaculação retardada?
A questão da masturbação é um dos pontos que gera as maiores dúvidas acerca da ejaculação retardada.
De maneira geral, a masturbação pode ser sim apontada uma das causadoras desse problema – mas, isso é algo relacionado a determinados casos.
A questão é que, muitos homens que apresentam um quadro de ejaculação retardada durante o ato sexual, geralmente, não ejaculam normalmente ao se masturbar.
Vale destacar que há pacientes jovens que acabam evidenciando uma maior preferência pela masturbação – isso resulta em menos prazer para ejacular durante o sexo.
Esse tipo de sintoma pode ser associado a um nervosismo ou até mesmo ansiedade. O mesmo vale para uma possível pressão de apresentar um bom desempenho sexual ou de que o homem “precisa” atingir o orgasmo junto com a outra pessoa.
Há ainda outras situações, principalmente durante a adolescência, que se referem à falta de experiência da vida sexual. Ou seja, o costume de fazer uma pressão maior com as mãos durante a masturbação pode ser também uma questão.
Nesse caso, durante o ato sexual, a pressão que ocorre durante a penetração vaginal sobre o pênis pode ser menor – o que diferencia da que o paciente está habituado com a masturbação.
Como resultado, isso pode dificultar o estímulo de se atingir o orgasmo, o que pode acarretar a ejaculação retardada.
Causas psicológicas do problema de ejaculação demorada
Em grande parte dos casos, o problema de ejaculação demorada pode ser acarretado em detrimento de fatores psicológicos. Nesse caso, um determinado problema que acarrete tensão, medo ou estresse poderá interferir no organismo e acabar prejudicando o orgasmo.
Isso pode ser relacionado a um trauma de infância, por exemplo. Nesse caso, se esse trauma acabar repercutindo na fase adulta o problema da incapacidade ejaculatória ou outros problemas associados podem se manifestar.
Confira abaixo outros motivos comuns da ejaculação demorada:
- Medo de uma gravidez indesejada;
- Culpa ou ansiedade relacionadas à questões religiosas;
- Estresse;
- Tensão durante a relação sexual por qualquer outro motivo;
- Preferência por masturbar-se no lugar de vivenciar relações sexuais;
- Traumas da infância que podem persistir na fase adulta;
Como solucionar o problema de ejaculação demorada?
Como curar ejaculação retardada? Essa certamente é uma pergunta que muitas pessoas podem fazer quando descobrem que possuem o problema.
Para começar, é importante destacar que o tratamento é totalmente individualizado. Isso porque é fundamental compreender de fato o que pode estar provocando a ejaculação retardada no final das contas.
O médico poderá solicitar que o paciente faça um tratamento específico, com ou sem uso de medicamentos. Tudo poderá depender, no final das contas, dos motivos que resultaram no transtorno.
Em geral, é importante que o tratamento agregue várias especialidades simultaneamente. Ou seja, pode ser importante contar com um urologista, um sexólogo e até mesmo outras especialidades médicas (caso seja necessário levando em conta o histórico do paciente).
O acompanhamento com um terapeuta sexual também é sempre fundamental para um bom processo de recuperação. Isso porque, com a terapia sexual será possível obter avanços acerca da vida sexual, principalmente levando em conta um quadro de ejaculação retardada.
Por meio da terapia, não somente será possível lidar com a ejaculação retardada como também contribuir para uma substancial melhora da autoestima e até mesmo autoconfiança – sem contar a possibilidade de identificar os motivos que possam acarretar estresse e tensão.
Veja também: Vício em Pornografia: como se livrar? Conheça as causas e tratamento