Hipnose online: Como fazer hipnoterapia por meio digital

Não é de hoje que a internet facilita muitas de nossas necessidades cotidianas e, no âmbito da saúde mental a hipnose online ganhou um posto de destaque nos últimos anos. E, isso é uma ordem até mesmo natural, já que nos mantemos constantemente conectados.

Portanto, a busca por soluções que contribuam com o nosso bem-estar e equilíbrio emocional se faz também presente nesse ambiente virtual. Mas, isso nos leva ainda a alguns questionamentos: por que ainda tantas pessoas possuem resistência em apostar nos benefícios da terapia online?

Aqui, podemos destacar, em sua grande parte, mitos diversos, principalmente no quesito de fragilidade que muitas pessoas, de forma equivocada, entendem a terapia online. Existe uma falsa crença de que fazer terapia presencialmente é mais efetivo do que usar ferramentas online. Mas, é fundamental expor que essa fragilidade ou atendimento comprometido não deve ser encarado como uma verdade.

Há inclusive muitos estudos que já permitiram comprovar a eficácia do atendimento remoto em relação ao presencial. Um bom exemplo disso é o Conselho Federal de Psicologia, que já emitiu uma resolução acerca da regularização a esse perfil de atendimento.

A hipnose online e a terapia

Em primeiro lugar é preciso deixar alguns pontos muito claros  em relação à hipnose online e a terapia online. Isso porque o primeiro não consiste em uma terapia propriamente. Na verdade, trata-se de uma ferramenta que pode surtir apoio à segunda.

Por conta desse motivo especificamente, não há motivos contundentes para colocar em dúvida sua eficácia – isso independente de ser presencial ou não.

O segundo ponto que merece o devido destaque é que a hipnose permite agregar sugestões qualitativas. Isso quer dizer, em outras palavras, que uma boa parcela dos resultados refere-se muito mais à atuação do próprio paciente do que o esforço empregado pelo especialista em correr ao encontro dos resultados.

Um estudo realizado por Norcross no ano de 2002 apresenta que 30% do resultado obtido com terapia são provenientes do especialista. Por outro lado, 60% é atribuído justamente ao paciente. Já o restante, ou seja, 10% referem-se a outros parâmetros que ocorrem durante o processo do atendimento.

Isso quer dizer, de maneira geral, que o paciente precisa ter confiança em seu terapeuta. Além disso, essa aliança precisa ser, acima de tudo, fortalecida com um objetivo importante: maximizar todos os resultados do processo terapêutico.

E, não menos importante, há a intervenção por uso de medicamentos psicoterapêuticos, algo que demanda avaliação e desenvolvimento do atendimento.

Entendendo a hipnose online: o tratamento

hipnose online

Na verdade, tudo que envolve a hipnose online não requer complexidade. Em linhas gerais, não há também maiores diferenças entre o atendimento presencial ou online. Isso precisa ficar sempre muito claro.

Nesse caso, consideramos 5 etapas importantes para compor o processo de atendimento:

  • Avaliação para identificar o problema
  • Dessensibilização dos sintomas
  • Ressignificar os fatos em si
  • Alavancar os recursos de caráter interno
  • E, por último, psicoeducação para alterar hábitos e até mesmo rotinas.

O primeiro passo: agendamento

O primeiro passo que precisa ser dado é o agendamento da sessão que permitirá a avaliação do paciente. Aqui, o terapeuta terá como objetivo central buscar maiores informações para entender quais são as principais queixas do paciente, gatilhos, acontecimentos, padrões e outros. Com esses dados, ele já terá embasamento para tentar definir uma linha de tratamento adequada e demais protocolos.

A terapia

hipnose online

Depois do passo anterior entramos justamente na terapia. Aqui, vale mencionar que não existe uma regra universal acerca da quantidade se sessões e nem mesma a duração ideal. Isso é algo que pode variar de um paciente para o outro, a técnica de abordagem e até mesmo o ritmo de evolução de cada pessoa.

Nesse caso, é válido destacar que o paciente é sempre o pilar central para conduzir esses aspectos. Seu tempo, limites e até mesmo questões devem e precisam ser o ponto central do ritmo.

O encerramento do tratamento

Isso é algo que deve ser consumado em comum acordo entre as duas partes. Ou seja, entre o paciente e o terapeuta. E, de forma diferente a psicoterapia convencional, a hipnose online em conjunto com a terapia apresenta um processo mais ágil e até mesmo melhor estruturado. Isso é fundamental para acelerar os resultados – que, inclusive, poderiam demorar meses para serem atingidos com outro tipo de atendimento terapêutico.

Bons resultados com hipnose online

É comum que muitas pessoas acabem associando a hipnose online com regressão – mas, é importante informar que não é a mesma coisa!

Nesse caso, existem outras técnicas que tendem a ser mais sútis e até mesmo com capacidade transformadora e eficiente. Ou seja, nem sempre é preciso praticar a regressão.

Um padrão interessante é a linguagem hipnótica, tem como técnicas associadas a transe conversacional, metáforas subconscientes, uso de perguntas, e mais um amplo repertório.

Além disso, lembre-se que a hipnose online é um estado natural da mente, onde o paciente pode até mesmo recorrer a sua imaginação para alterar suas visão acerca da realidade. Afinal, nosso cérebro permite essa capacidade.

O grande proposito é proporcionar ao paciente a saída de um transe nocivo para corresponder a um estado de emponderamento para suas atitudes mentais e ideais.

As vantagens da hipnose online

A hipnoterapia tem uma abordagem de prazo mais curto e logo no início é possível obter previsibilidade. Ou seja, considerar um começo, meio e fim. Além disso, trata-se de um processo linear ao direcionar à raiz do problema.

Outro diferencial da hipnose online é a comodidade, uma vez que ela pode ser realizada de casa e, portanto, com um bom conforto e privacidade. Isso permite que o paciente tenha uma sensação maior de segurança e até mesmo acolhimento. Isso ainda se soma a contenção de gastos com transporte e maior acessibilidade.

Veja também no nosso Blog: Terapia Online: Como ter um bom atendimento pela internet?

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Post relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Posso ajudar?