Marketing digital para psicólogos: Como conquistar mais pacientes online?

Conseguir atrair mais clientes e ampliar os atendimentos é um passo que pode ser marcado pela realização do marketing digital para psicólogos. Embora essas estratégias sejam cruciais nos dias atuais, até poucos anos atrás o tema era visto com um tipo de tabu no mercado.

O fato é que uma parcela dos profissionais da linha tinha como pensamento central que uma divulgação estratégica de seus serviços poderia acarretar algo negativo: a mercantilização da área.

Mas, assim como o tempo contribuiu para mudarmos uma série de perspectivas em vários setores, na psicologia isso não foi diferente. Isso tanto é verdade que, atualmente, o marketing digital para psicólogos tornou-se um importante aliado para consolidar sucesso nesse mercado.

Afinal, o terapeuta deve e precisa estar onde seus pacientes estão e, esse local é justamente a internet. Outro ponto determinante nos dias de hoje e que já não é nenhum segredo, é que muitas pessoas entendem a facilidade de encontrar o que precisam online. E, isso independe de ser um produto ou um serviço. Nesse caso, essa busca se dá por meio de pesquisas na internet.

Por esse motivo, lidar ou não com as estratégias de marketing voltadas para psicólogos não se trata mais de uma opção ou alternativa. Na verdade, refere-se a um fundamental posicionamento e, é dele, que o profissional terá a oportunidade     de encontrar um maior volume de pacientes – e, tudo isso levando em consideração os limites éticos.

O que é marketing digital para psicólogos?

Em primeiro lugar, é relevante levar em conta que os psicólogos em atividades são regidos pelo Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia. Entretanto, isso não quer dizer que profissionais, consultórios e até mesmo clínicas não possam adotar estratégias de divulgação na internet.

Ter isso em mente é o primeiro passo para entender realmente o que é o marketing digital para psicólogos. Além disso, é fundamental evitar o entendimento de que esse tipo de ação consiste em diminuir a relevância dessa área de atuação. Enxergar a psicologia também como um negócio não é algo negativo como muitos profissionais possam imaginar.

Portanto, se estamos falando de um negócio, é justo mensurar caminhos que ajudem a atribuir um crescimento eficiente e, principalmente, contínuo e saudável.

Além disso, estamos falando de um mercado que conta com uma elevada demanda de profissionais. Por isso, o meio mais promissor para obter destaque e encontrar mais clientes é, de fato, o marketing.

Estratégias que merecem destaque

Marketing digital para psicólogos

Antes de tudo, tenha em mente que consolidar as estratégias de marketing digital para psicólogos não consiste apenas em divulgar somente informações que sejam de seu interesse. Nesse caso, o mais importante é estabelecer um relacionamento com seus potenciais pacientes e também proporcionar uma reputação positiva – no caso,  essa reputação refere-se à sua marca pessoal.

E, para que isso seja realmente possível, algumas dicas devem e precisam ser consideradas!

Superar o medo

Muitos profissionais acabam deixando de aproveitar boas oportunidades para aproveitar o potencial do marketing digital para psicólogos por medo. O grande ponto é justamente o receio de receber uma possível punição do Conselho Federal de Psicologia.

Mas, todos os preceitos básicos da ética e profissionalismo não devem ser deixados de lado na hora de compor as estratégias de marketing. Portanto, é totalmente possível favorecer o anúncio de seus serviços online tendo em vista quais restrições precisarão ser respeitas. Alguns exemplos:

  • Nunca citar valores nos serviços em formato de propaganda;
  • Não participar de atividades com o exclusivo objetivo de autopromoção;
  • Jamais propor técnicas que fujam às regras do regulamento do Conselho Federal de Psicologia;
  • Sempre indicar em materiais online (banner, blog, sites e anúncios) o número de inscrição do psicólogo responsável.

Não se restringir apenas aos anúncios

Toda e qualquer estratégia de marketing não é apenas um anúncio e muito menos uma ação com o intuito de convencer o consumidor na outra ponta. Portanto, o marketing digital para psicólogos deve ser formato pela união de técnicas totalmente baseadas no cliente e no conhecimento de mercado. Além disso, a forma de aplicar essas técnicas é muito ampla, sem uma regra universal.

Use seu potencial para apoiar mais pessoas

Essa, talvez, seja a verdadeira alma do marketing digital voltado para profissionais em psicologia: seu conhecimento pode abrir portas e ajudar muitas pessoas! – e, também é um aspecto capaz de promover uma renovação do mercado sobre o papel fundamental do psicólogo.

Apostar em bons recursos!

O ambiente online é amplo e democrático! E, não se pode negar que isso é sempre um ponto positivo, embora, assustador para quem está começando a traçar suas estratégias de marketing.

Mas, algumas ferramentas sempre ganham maior destaque para fomentar seus conhecimentos e conteúdos.

As redes sociais

Esses são os melhores canais para expandir seu conteúdo e estabelecer um bom relacionamento com seus clientes. Ambientes como o Instagram e Facebook permitem que você possa evidenciar seus conhecimentos e manter uma base de diálogo com mais pessoas.

Por meio do Google Ads você pode expandir as chances de seu site aparecer para uma maior parcela das pesquisas realizadas no Google. É possível definir quais os termos mais indicados para a área e ainda considerar critérios que ajudem a qualificar sua audiência.

Facebook Ads

Aqui, a ideia é justamente patrocinar seus posts, tanto no Facebook como no Instagram e atingir um público em potencial. É possível segmentar a localização do público, sexo, idade, perfil comportamental nas redes sociais, interesse e muito mais!

O marketing digital para psicólogos é um passo importante!

Marketing digital para psicólogos

Como ficou evidente, não se trata apenas de fazer propaganda de seus serviços, mas expandir sua audiência para que mais pessoas sejam impactadas pelo seu conhecimento na área.

Por isso, adotar estratégias em marketing digital para psicólogos é um passo fundamental para que você possa ampliar sua cartela de clientes!

Veja também: Terapia Online: Como ter um bom atendimento pela internet?

 

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Post relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Posso ajudar?