Medos e Fobias

O medo é comum e inclusive saudável para a preservação da vida. A necessidade em tratar é quando esse medo torna-se paralisante, impedindo assim de efetuar atividades simples.

Medos e Fobias

Na Fobia, aquilo que antes era uma limitação, torna-se incapacidade. Por exemplo, uma pessoa que tinha medo de usar o elevador e só o usava em caso de muita necessidade ou se estivesse acompanhada, com a fobia não será mais capaz de usá-lo de forma alguma. Nesse ponto, passará a haver obstáculos e dificuldades na sua rotina diária, em função das constantes evitações do “objeto fóbico”, isto é, daquela coisa ou situação específica que causa pavor.

É curioso observar que a maioria dos portadores desses quadros são pessoas inteligentes, sensíveis, responsáveis, competentes, perfeccionistas, organizadas e muito exigentes consigo mesmas, o que talvez explique o efeito superdimensionado que o medo exerce sobre elas. São eficientes em quase tudo, mas ineficientes em administrar adequadamente sua ansiedade, fruto das constantes e altas expectativas que têm.

Conheçam alguns tipos de Fobias

Conhecer os sintomas da Ansiedade e Depressão é fundamental para saber se precisa de tratamento, abaixo você vai conhecer os principais sintomas e, com base  nessas informações, escolha o melhor tratamento para a sua saúde emocional e psicológica.

Zoofobia
(Medo de Animais)

Algumas pessoas podem ter medo específicos de animais, como aranhas, baratas, ratos e cobras. Contudo, há pacientes que desenvolvem medo de qualquer tipo de animal.

Acrofobia (Medo de altura)

É um medo extremamente comum, e atinge cerca de 5% da população mundial, Geralmente é desencadeada a partir uma experiência traumática, como uma queda, por exemplo.

Claustrofobia (Medo de lugares fechados)

As pessoas claustrofóbicas se sentem desconfortáveis em lugares fechados. Isso acontece porque há uma percepção alterada de espaços

Fobia Social

Aqui a pessoa se sente completamente incapacitada de estar em público. O confronto de situações desse tipo, provoca no paciente uma ansiedade extrema, resultando na maioria das vezes em ataques de pânico.

Agorafobia

A pessoa com Agorafobia tem uma sensação de ansiedade sobre algumas situações que lhe causaram transtornos. Por exemplo, o agorafóbico tem medo de multidões por temer algum acidente e não ter como escapar.

Hidrofobia

Se caracteriza pelo medo que algumas pessoas têm de ambientes com água. Quem sofre com esse transtorno, se sente em pânico em lugares como aquários, praias, clubes com piscinas muito grandes, etc.

Quais as causas dos medos e fobias?

Aparentemente as causas são desconhecidas no ambiente médico e psicológico, mas, acredita-se que muitas originam por questões relacionadas ao histórico e ambiente familiar e traumas de situações passadas, seja social, pessoal ou momentâneo.

Então, muitas dessas ansiedades desmedidas, como já comentamos aqui, são relacionadas a diversos fatores que podem não ter sido resolvidos emocionalmente e que acabam se transformando em diferentes transtornos.

tratamento para medos e fobias

Fale com a nossa equipe!

Quer saber mais como funciona o atendimento em psicoterapia ou hipnose clínica para o tratamento de Medos e Fobias tanto presencial quando online?

Sintomas de Fobia

Os sinais e sintomas dependem muito do tipo de fobia que você tem. No entanto, independentemente do tipo, algumas características são notadas em todos os indivíduos que apresentam fobias:

  • Sentimento de pânico incontrolável, terror ou temor em relação a uma situação de pouco ou nenhum perigo real
  • Sensação de que você deve fazer todo o possível para evitar uma situação, algo ou alguém que você teme
  • Incapacidade de levar sua vida normalmente por causa de um medo ilógico
  • Presença e aparecimento de algumas reações físicas e psicológicas, como sudorese, taquicardia, dificuldade para respirar, sensação de pânico e ansiedade intensos, etc
  • Saber que o medo que sente é irracional e exagerado, mas mesmo assim não ter capacidade para controlá-lo.

Quando procurar um profissional?

Tão logo a pessoa identifique seu medo como irracional, ela deve buscar ajuda. Geralmente, isso só acontece quando o problema começa a afetar sua vida pessoal ou profissional. Ou, quando reconhece que está perdendo algo por um medo que é anormal. 

Como a fobia pode ser tratada, o paciente consegue superar os traumas que levaram ao desenvolvimento do medo e, a partir de então, levar uma vida normal. Ao buscar ajuda profissional, o indivíduo inicialmente passar por uma entrevista complementar ao diagnóstico. Depois disso, ele começa a fazer o tratamento em si. 

Por que o tratamento de fobias com hipnose tem dado tão certo?

Pesquisas indicam que 94,4% dos pacientes com medo de dentista sentiram melhora nos sintomas — como tensão — após o uso da hipnose. A técnica auxilia o paciente a conectar-se com a verdadeira fonte do seu medo, entrando em um estado de relaxamento para enfrentá-lo. 

O estado hipnótico auxilia o paciente a realizar uma conexão neural mais eficiente. Dessa maneira, ele consegue ver como resolver problemas que não compreendia antes. Sendo assim, o tratamento de fobias com hipnose se revela uma forma segura e eficaz para lidar com os mais diversos tipos de fobias.  

Conteúdos relacionados:

Nossos Diferenciais

Veja abaixo quais nosso diferenciais e porque você pode ficar tranquilo(a) ao adquirir nossos serviços aqui no site.

Horários Estendidos

Para melhor atender você que trabalha o dia todo e precisa de atendimento após as 18h.

Terapeutas Capacitados

Com formações específicas em todos os serviços disponibilizados no site.

Presencial e Online

Para melhor atender, temos as duas modalidades de atendimento, sempre pensando no seu conforto.

Praticidade e Segurança

Você pode adquirir seu atendimento direto no site e efetuar o pagamento online e agendar sua sessão no mesmo dia.

Sigilo Total

No atendimento online, seus dados sempre estão seguros e, caso queira, pode até ter acesso ao atendimento sem se identificar ao terapeuta.

Pagamento Facilitado

Com opções de pagamento por cartão de crédito via Pag Seguro seu tratamento pode ser parcelado em até 18x.

Terapia Sob Medida

Para pacientes que adquirem plano de atendimento com 12 sessões, elas são totalmente feitas sob medida com base na sessão anterior.

Você Escolhe

Aqui você decide se quer atendimento presencial, ou online por vídeo, áudio ou chat. Além de escolher se deseja por Skype ou WhatsApp.