Aguarde um instante...

 

TratamentosTranstornos Sexuais - Despertares

Saiba como funciona o tratamento das disfunções sexuais com as técnicas da psicoterapia e hipnose clínica.

Sobre o Tratamento

As disfunções sexuais podem ser desencadeadas por causas orgânicas e, muitas vezes agravadas pela sua repercussão emocional.

Uma disfunção pode ser primária, se coincide com o início da atividade sexual e secundária se foi adquirida ao longo do tempo. Pode ser generalizada, se está presente em qualquer circunstância, ou situacional, se está presente apenas em determinadas circunstâncias.

Uma consulta junto de um terapeuta especializado é uma forma eficaz de desbloquear medos e ansiedades, permitindo a construção de atitudes positivas em relação ao sexo. A educação e informação sobre a resposta sexual humana, são também muito importantes e eficazes na resolução ou diminuição do impacto que algumas dificuldades sexuais têm na pessoa. Em alguns casos, as abordagens terapêuticas poderão incluir a sugestão de determinados exercícios e técnicas específicas.

https://despertares.com.br/wp-content/uploads/2018/12/terapia-sexual-e-hipnose.jpg

Disfunções Sexuais Femininas

Desejo sexual hipoativo

Consiste na diminuição ou ausência total de desejo sexual. A mulher não manifesta interesse por atividades sexuais ou eróticas preliminares e não sente desejo de iniciar a atividade sexual, podendo ocorrer o evitamento do contacto físico íntimo.

Alterações hormonais, doenças endocrinológicas, toma de determinados medicamentos ou fatores psicológicos tais como depressão ou perturbações da ansiedade, podem contribuir para a diminuição do desejo sexual.

Aversão sexual

Consiste na aversão do contacto sexual com consequente evitamento de todo ou quase todo o contacto sexual genital.

Atitudes negativas face ao sexo, educação sexual repressiva, historial de violência/abuso, dispareunia, são alguns dos fatores que podem contribuir para esta dificuldade.

Perturbação da excitação sexual

Consiste na dificuldade em adquirir ou manter um estado de excitação sexual adequada até a consumação da atividade sexual, frequentemente expressa pela ausência ou diminuição da lubrificação vaginal.

Alterações endocrinológicas, por exemplo na amamentação e menopausa, podem conduzir a diminuição de lubrificação vaginal, assim como algumas doenças crônicas como a diabetes, doenças da tireoide, toma de determinados medicamentos ou tabagismo.

Fatores psicológicos como ansiedade, estresse e depressão, assim como fatores de ordem relacional como a falta de estimulação adequada do/a parceiro/a e deficiente comunicação, são alguns dos fatores que também podem contribuir para esta dificuldade.

Perturbação do orgasmo

A perturbação do orgasmo consiste na dificuldade ou incapacidade persistente ou recorrente de atingir o orgasmo, após uma fase normal de excitação sexual.

Algumas doenças neurológicas, alterações hormonais, uso de determinados fármacos, álcool e consumo de algumas drogas, a idade (jovem) e atitudes negativas em relação à atividade sexual, são alguns dos fatores que podem influenciar negativamente a fase orgástica.

Dispareunia

Dor persistente na zona genital ou pélvica durante as relações sexuais. Embora a dor seja experimentada com maior frequência durante o coito, também pode ocorrer antes ou após a relação sexual.

Determinados problemas orgânicos como inflamações ginecológicas, fatores relacionais, conflitos psicossexuais, são algumas das causas podem contribuir para que a mulher sinta dor na relação sexual.

Vaginismo

Dificuldade da mulher em tolerar a penetração, devido à contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos do períneo adjacentes ao terço inferior da vagina.

Podem estar na origem do vaginismo fatores orgânicos ou fatores psicológicos e emocionais que incluem:

  • Falta de informação e crenças erradas ou negativas sobre a sexualidade (culpa, educação conservadora)
  • Inexperiência que pode conduzir a medos ou bloqueios e a uma resposta condicionada
  • Experiências prévias com dor.
  • Traumas
https://despertares.com.br/wp-content/uploads/2018/12/disfunções-sexuais-femininas.jpg

Disfunções sexuais masculinas

Perturbação de desejo sexual hipoativo

 “Ausência ou deficiência persistente ou recorrente de fantasias e desejo de actividade sexual” (Fonte: DSM IV)

Causas psicológicas:

  • Pode estar associada a outras disfunções sexuais no homem ou na parceira
  • Distanciamento emocional e conflitos no casal também foram associados a esta disfunção, embora seja difícil perceber se é a causa ou a consequência desta disfunção
  • Doenças psiquiátricas (depressão e perturbações de ansiedade)
  • Acontecimentos de vida, luto e outras perdas

Causas orgânicas

  • Efeitos gerais de uma doença física
  • Doenças físicas específicas: Doença hepática, Tumores pituitários secretores de prolactina, Deficiência de testosterona (rara, embora seja frequente na prática clínica os doentes associarem a sua diminuição do desejo à diminuição de testosterona, sendo mais dificil reconhecer causas mais prováveis como a perda de atração pela parceira)
  • Iatrogenia : Antihipertensores, antidepressivos, antipsicóticos, anticonvulsivantes

Disfunção erétil

A disfunção erétil ou impotência sexual é a incapacidade persistente ou recorrente para atingir ou manter uma ereção adequada até completar a atividade sexual, provocando acentuado mal-estar ou dificuldade interpessoal.

A disfunção erétil pode dever-se a várias causas, nomeadamente orgânicas, psicológicas ou mistas.
Para a resolução da disfunção erétil é fundamental não só a ida a um especialista, para se chegar a um diagnóstico adequado, como o diálogo aberto com a(o) parceira(o).

As causas da disfunção erétil podem ser muito variadas:

  • Doenças vasculares (arteriosclerose, problemas cardíacos, hipertensão, etc.)
  • Problemas neurológicos (lesões nervosas, esclerose múltipla, doenças degenerativas, etc.)
  • Diabetes
  • Problemas hormonais (redução na produção de hormonas)
  • Uso de determinados medicamentos
  • Problemas psicológicos
  • Stresse
  • Depressão
  • Ansiedade de execução
  • Medo do fracasso
  • Baixa auto estima
  • Insatisfação / Conflito conjugal
  • Informação deficiente/mitos sobre a sexualidade

Uma vez que as causas da disfunção erétil são de natureza diversa, os tratamentos podem envolver o aconselhamento sexual, uma terapêutica medicamentosa e em alguns casos a cirurgia. Antes de qualquer decisão, o profissional de saúde poderá começar por dar alguns conselhos que podem ser benéficos para a saúde sexual do homem, nomeadamente a prática de exercício físico, alimentação cuidada, redução do consumo do álcool ou tabaco, bem como um maior tempo de descanso.

Ejaculação Precoce

Dificuldade em controlar a ejaculação, que em alguns casos pode ocorrer antes, no momento da penetração ou logo após a penetração, limitando a satisfação sexual. É uma das disfunções sexuais mais comuns, sobretudo entre os mais jovens, no entanto, muitas a vergonha face a esta dificuldade, não permite que muitos homens procurem tratamento.

As causas são sobretudo psicológicas, relacionadas com ansiedade e stresse, mas podem estar envolvidas causas biológicas. Pode também estar associada a consumo de álcool ou drogas. O seu tratamento poderá incluir a terapia sexual, psicoterapia e medicação.

https://despertares.com.br/wp-content/uploads/2018/12/disfunções-sexuais-masculinas.jpg

Adquira seu tratamento aqui!

Quer saber mais sobre como funciona o tratamento das disfunções sexuais? Preencha o formulário de contato abaixo ou clique no ícone do WhatsApp no lado direito inferior da tela.

Duração:
1h20min
Valor:
R$ 250,00
Modalidade:
Presencial/Online

A Despertares

Somos uma clínica com foco em Psicoterapia e Hipnose Clínica nos diversos tratamentos psicológicos. Com uma equipe totalmente preparada para melhor atender você.

Links úteis
Rede Social

Siga as nossas redes sociais, com conteúdos diários sobre saúde emocional e hipnose clínica. Aproveite e envie as suas dúvidas, pois sempre estamos respondendo por esse casais.

A Despertares

Somos uma clínica com foco em Psicoterapia e Hipnose Clínica nos diversos tratamentos psicológicos. Com uma equipe totalmente preparada para melhor atender você.

Links úteis
Rede Social

Siga as nossas redes sociais, com conteúdos diários sobre saúde emocional e hipnose clínica. Aproveite e envie as suas dúvidas, pois sempre estamos respondendo por esse canais.

Todos os direitos reservados a  Despertares.

Todos os direitos reservados a  Despertares.